segunda-feira, 30 de novembro de 2009

EMPRESÁRIO DONAINESENSE É DESTAQUE NA REGIÃO.





Empreender tem sido uma palavra significante na vida do jovem empresário Berenilson. Filho natural de Dona Inês, o jovem empresário tem sido destauqe no ramo de lojas de móveis e eletrodomésticos. No último fim de semana o empresário inaugurou sua mais nova loja, um prédio que foge dos padrões da região e oferece aos clientes comodidade e um atendimento diferenciado. Música, promoções e muita festa, garantiram a alegria de quem esteve visitando o novo empreendimento do Berenilson. A loja está localizada no município de Campo de Santana-PB, e atende a toda região. Parabens a esse representante de nosso município que tem conquistado espaço no ramo empresarial.

DESTAQUE.





O artista plástico donainesense, Gilberto Campos, esteve no último fim de semana apresentando obras na festa de inauguração do novo prédio da loja Eletrolar Móveis em Campo de Santana. O artista apresentou réplicas e obras inéditas que encantaram os olhos de quem visitaram a exposição. O artistas plástico têm a principal figura artistica da região, suas obras estão espalhadas por toda região e podem ser encontradas nas lojas, BN Móveis (Dona Inês-PB), Eletrolar Móveis (Campo de Santana e Caiçara-PB.

sábado, 28 de novembro de 2009

EXPECTATIVA.

Estamos chegando aos finalmentes. Em breve saberemos como será desenhada a campanha política de 2010. Alianças e apoios já estão acontecendo nos pastidores da política, prováveis alianças entre, tucanos, democratas e socialistas; rompimentos de políticos importantes de suas bases. Essas expectativas mexem com os simpatizantes da nossa política. E a pergunta é: Como se comportará nossos políticos em meio a tantas mudanças, digo os de Dona Inês? Vamos aguarda, em breve muita coisa contecerá.

FIM DA ESCURIDÃO.


Depois de ser criticada no programa de rádio da oposição (PMDB), a administração municipal resolveu solucionar o problema da "escuridão" na zona rural. Durante toda a semana funcionários da Prefeitura Municipal repuseram as lâmpadas queimadas ou quebradas em postes da zona rural.

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

VALE A PENA LER DE NOVO.

BILHETE (Mário Quintana)

Se tu me amas, ama-me baixinho
Não o grites de cima dos telhados
Deixa em paz os passarinhos
Deixa em paz a mim!
Se me queres,
enfim,
tem de ser bem devagarinho, Amada,
que a vida é breve, e o amor mais breve ainda...

CRÍTICAS DA OPOSIÇÃO.


No programa de rádio do PMDB, partido de oposição à atual administração, deste último sábado (21/11), o Vereador Damásio e o representante do Partido, Sérgio Almeida, criticaram a atual administração de nossa cidade. Segundo os dois, o Prefeito tem sido omisso a váris problemas que a cidade apresenta, um deles seria a falta de manutenção nas lâmpadas de postes da zona rural, que se encontram queimadas ou quebradas. Os opositores classificaram a atual administração, como a "Administração das trevas". O parlamentar, Damásio Berto, criticou ainda a má qualidade dos fardamentos oferecidos aos desportistas do município.

terça-feira, 17 de novembro de 2009

HISTÓRIA.


No aniversário de nossa cidade, não poderia deixar de postar algo sobre sua origem, né verdade? então vai aí a tão curiosa história da origem de nossa cidade.

O Surgimento da colonização de Dona Inês começou no inicio do século XX, quando se
formaram os pequenos sítios e fazendas e, segundo conta a história, os primeiros moradores do lugar
foram José Paulino da Costa, Pedro Teodoro da Silva e Pedro José Teixeira.
Contam os mais antigos, que por volta de 1850, vaqueiros que vinham de outras regiões à
procura de gado desgarrado, avistaram ao longe uma coluna de fumaça. Achando tal fato estranho,
pois julgava-se que o lugar era completamente desabitado, para lá se dirigiram e encontraram, à
sombra de um cajueiro, ao lado de uma cacimba, uma senhora de cor branca, tendo como
acompanhante um serviçal negro. A senhora disse chamar-se INÊS, que era “Senhora de Engenho” em
Pernambuco.
Esta história contada pelos mais antigos, sobre a primeira pessoa encontrada no lugar. A
senhora nunca mais foi vista, surgindo desse fato, a denominação do lugar de Serra de Dona Inês.

FONTE: http://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/dtbs/paraiba/donaines.pdf

DESTAQUE.




Mesmo diante de tantas dificuldades, a Escola Estadual Clóvis Bezerra, conseguiu mostrar beleza e encanto no desfile cívico. Impressiona a alto estima encontrada nos alunos, funcionários e principalmente professores, que mesmo com tantos problemas conseguem permanecer acreditando na educação. Parabéns para toda comunidade escolar dessa instituição. Parabéns para nós que somos donainesenses e acreditamos nesta terra.

DESFILE CÍVICO.






O desfile cívico, mais um evento das festividades de 50 anos de nossa cidade, reuniu uma verdadeira multidão nas ruas de nossa cidade. A concentração aconteceu na praça dos trabalhadores e o percurso foi até a prefeitura municipal. No evento, todas as escolas da cidade particiaram.
Quem esteve presente para abrilhantar mais ainda, foi a banda de música do exército paraibano.
Veja os destaques nas fotos.

50 ANOS DE CIDADE.




Arte, cultura e música se encontraram ontem na festa de 50 anos de emancipação política de nossa cidade. Muita gente saiu de casa para prestigiarem os artistas da terra, bem como os grupos de danças folclóricas que encantaram a todos que estavam alí.
Em destaque temos o grupo de ciranda e o trio de forró, trio paraibano.
Daqui a pouco outras apresentações culturais estarão se apresentado, e em seguida neco lobão e banda, forró pegado e forrozão vip, fazem a alegria da galera.

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

IBIS NA ÁREA.


A equipe do Ibis, foi a campeão do tornéio início do campeonato municipal de futebol, realizado ontem (15/11), no estádio municipal. A equipe tem sido destaque no município e promete ser uma forte candidata para a conquista do campeonato. O Ibis conta com participações de imoprtantes jogadores do município, como é o caso do jogador Beto (lagedo preto) e do goleiro Dedé (cozinhas).

ÚLTIMOS PREPARATIVOS.


Logo mais a noite, as primeiras atrações musicais estarão se apresentando no palco montado em frente ao ginásio de esporte, o bacural. As artações serão do município e terão um público bastante expressivo, é o que espera toda a organização do envento. Enquanto a hora não chega os técnicos responsáveis pela estrutura dão os últimos ajustes.
Além dos grupos musicais do município, participarao do eventos grupos de danças folclóricas do município.
São os 50 anos de emancipação de nosso município.

domingo, 15 de novembro de 2009

15 DE NOVEMBRO, PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA.


No final da década de 1880, a monarquia brasileira estava numa situação de crise, pois representava uma forma de governo que não correspondia mais às mudanças sociais em processo. Fazia-se necessário a implantação de uma nova forma de governo que fosse capaz de fazer o país progredir e avançar nas questões políticas, econômicas e sociais.
No dia 15 de novembro de 1889, o Marechal Deodoro da Fonseca, com o apoio dos republicanos, demitiu o Conselho de Ministros e seu presidente. Na noite deste mesmo dia, o marechal assinou o manifesto proclamando a República no Brasil e instalando um governo provisório.
Após 67 anos, a monarquia chegava ao fim. No dia 18 de novembro, D.Pedro II e a família imperial partiam rumo à Europa. Tinha início a República Brasileira com o Marechal Deodoro da Fonseca assumindo provisoriamente o posto de presidente do Brasil. A partir de então, o pais seria governado por um presidente escolhido pelo povo através das eleições. Foi um grande avanço rumo a consolidação da democracia no Brasil.

TORNEIO DE FUTEBOL.

Começou desde as 8:00 hs, o torneio de início do campeonato municipal de futebol. A competição reuni equipes de todo o município numa disputa de primeiro, segundo e terceiro lugar. A data do início dos jogos válidos pelo campeonato, está marcada para o último fim de semana deste mês. O torneio também faz parte das comemorações dos 50 anos de emancipação política de nosso município.

sábado, 14 de novembro de 2009

PROGRAMAÇÃO MUSICAL.


VEJA A PROGRAMAÇÃO MUSICAL DA FESTA DOS 50 ANOS DE NOSSA CIDADE.

SEGUNDA: TRIO PARAIBANO, SEGREDO DE MENINA, KOMETA MUSICAL, DJ DANILO E NOVINHO DOS TECLADOS.

TERÇA-FEIRA: NECO LOBÃO, FORRÓ PEGADO E FORROZÃO VIP

"Tá" todo mundo convidado pra nossa grande festa.
Espero por vocês.

MUDANÇA NA PROGRAMAÇÃO DO ANIVERSÁRIO DE DONA INÊS.

"ATENÇÃO: NÃO HAVERÁ SHOW MUSICAL NO SÁBADO E DOMINGO NA FESTA DE 50 ANOS DE DONA INÊS. AS BANDAS TOCARÃO NA SEGUNDA E TERÇA-FEIRA:"

Este comunicado você encontra no site oficial da prefeitura. A programação da festa dos 50 anos de emancipação política de nosso município que aconteceria de hoje (14/11) até a terça feira (17/11), sofreu essa alteração. OS shows programados pra hoje e amanhã, só acontecerão na segunda e na terça feira. Razão dessa mudança não se sabe, mas fala-se em diminuição de gastos.

MINHA OPINIÃO.


Nos últimos meses, mas precisamente de fevereiro pra cá, tenho me tornado neutro no que diz respeito a política de nosso município. De forma crítica e com olhar de cidadão donainesense, só tenho observado as transações políticas dos blocos políticos de nossa cidade. Tal neutralidade tem me permitido aplaudir por diversas vezes a administração atual. Mas deixo registrado aqui uma crítica para esta mesma administração. A mudança na programação da festa de aniversário de 50 anos de emancipação política, revela uma deficiência em alguns setores desta administração. É sabido que todo projeto requer de um bom planejamento, coisa que com o cancelamento de duas noites de festas, já divulgada em cartazes e no próprio site da prefeitura, deixou explícito que não aconteceu, e se aconteceu, foi de forma incoerente. Que os responsáveis pelos departamentos, setores, secretarias, sejam mais criteriosos na hora de executar uma ação, e mais ainda, é preciso uma ligação direta do gestor municipal com seu secretariado. As decisões precisam ser tomadas em conjunto, para não haver esse tipo de contrariedade.
Perdão se estou ensinando "pai nosso a vigário".

ACIDENTE COM VÍTIMA FATAL.



A rodovia pb103, que liga Dona Inês ao bilinguim, tem sido palco de vários acidentes. Na tarde de ontem foi a vez do senhor José Antonio da Silva de 78 anos, residente do sítio queimadas deste município. Ele trafegava pela rodovia quando num determinado ponto perdeu o controle do veículo, voyage placa não identificada, vindo a colidir com um tronco de uma árvore. O impácto foi de tamanha expressividade que o condutor teve morte no local. Seu Zé Antonio, assim como era conhecido, foi motorista da Prefeitura de nossa cidade durante muitos anos.
A causa da perda de controle do veículo ainda é um mistério. Para alguns pode ter sido a noite mal dormida, ele tinha acabado de sepultar um genro pela manhã, outros ainda falam de um possível ataque epilético ou enfarte.
Fica aqui minha solidariedade pra toda família.
O sepultamento deve ocorrer hoje pela tarde.

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

ALUNOS PREPARAM-SE PARA O DESFILE.



A escola Estadual, Clóvis B. Cavalcanti, dribla as dificuldades e prepara-se para o desfile do dia 17. O desfile faz parte das comemorações do aniversário de 50 anos de nossa cidade, e vai contar com a presença de todas as escolas do município e outras entidades. Num gesto patriota, os alunos do estadual, ensaiam os passos e a formação para o desfile.
Numa época em que o patriotismo anda tão esquecido, ver esses jovens preparando-se para desfilar no anivrsário de sua cidade, é algo que merece de nós a admiração e o respeito.
Valeu galera.

CLIMA DE FESTA.


"Até parece festa de janeiro", é assim que estão comentando com os preparativos para a festa dos 50 anos de emancipação política de Dona Inês. Parques de diversões, barracas com comidas e bebidas, e pra acrescentar, um circo, fazem hoje parte do cenário noturno de nossa cidade. Todas as noites a população de Dona Inês sai pra dar uma volta na rua e participar das brincadeiros e dos passeios nos parques. A festa começa no sábado e vai até o dia 17.

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

TUDO DEU EM NADA.


Com tudo nesse país acaba em pizza, a denúnica de que o nosso amigo (da matéria abaixo), teria sido agredido verbalmente, razão de sua cor, terminou sendo retirada. É que segundo as acusadas, três e não duas como mensionei no artigo, tudo não passou de um mal entendido, e a vítima por não ter testemunha a seu favor, sentiu-se na obrigação de retirar a denúncia.
De qualquer forma fica aqui meu registro. Cor, opção sexual, tamanho, condição financeira, nada disso interfere na personalidade de um homem, nem tão pouco no carater. Que todos olhem de igual para igual para todos.

RACISMO, É D+.


Tentarei não revelar nomes, primeiro porque as acusadas são de menores, segundo porque a vítima é nosso amigo e não quero expor aqui tamanha humilhação. Na tarde de ontem esse nosso amigo estava caminhando pelas ruas de nossa cidade, quando encontrou duas meninas. Numa atitude infantil e desumana, essas duas meninas começaram a usar palavras de baixo calão contra esse nosso amigo. O detalhe, é que esse amigo orgulhosamente e honradamente, é negro. Você pode imaginar os tipos de plavras usadas por essas .................., não sei qualificalas; mas em fim, o caso foi parar na delegacia, pois segundo a vítima, essa não foi a primeira vez que elas tiveram esse tipo de atitude. As duas, em companhia dos pais se apresentarão ao delegado da cidade por volta das 15:00 Hs de hoje (11/11).

terça-feira, 10 de novembro de 2009

JANTAR BENEFICIENTE.


Um grupo de políticos e intelectuais promoveu na noite desta segunda-feira um jantar beneficente em homenagem a deputada Luiza Erundina (PSB-SP). Lembrando que a Deputada é paraibana, da cidade de Uirauna, que depois de ser secretária de educação em Campina Grande, foi morar em São Paulo onde anos depois veio se tornar Prefeita daquela cidade.

A festa ocorre em um tradicional hotel da capital paulista e tem o objetivo – segundo a ´Folha´ - de arrecadar recursos para ajudar a deputada a pagar uma dívida de R$ 350 mil com a Prefeitura de São Paulo, contraída em 1989, quando comandou o município.

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

QUE TAL UM BOM POEMA?


AUSÊNCIA

Por muito tempo achei que a ausência é falta.
E lastimava, ignorante, a falta.
Hoje não a lastimo.
Não há falta na ausência.
A ausência é um estar em mim.
E sinto-a, branca, tão pegada, aconchegada nos meus braços,
que rio e danço e invento exclamações alegres,
porque a ausência assimilada,
ninguém a rouba mais de mim.

Carlos Drummond de Andrade

50 ANOS.


No próximo dia 14/11, começam as manifestações culturais e sociais que homenagiará os 50 anos de nossa cidade. Esta data será comemorada com muita festa, e com certeza atrairá muita gente ao nosso município.
Durante a semana estaremos acompanhando os preparativos, assim como toda programação.

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

SHOW DE CALOUROS.

Depois de muitos anos sem acontecer, o tradicional Show de Calouros está de volta. Neste sábado 07/11/2009, o cantor Neco Lobão realiza o encontro com os novos artistas da terra. A ideia e´trazer do anonimato jovens que soltam a voz em casa, mas não têm oportunidades nos grupos de música do município. Para muitos, esta é a oportunidade de mostrarem seus talentos. O evento acontece no Ginásio que fica ao lado da Prefeitura, e começará às 21:00 Hs. Pra animar a festa, tem DJ DANILO e EQUIPE VIBRAÇÃO, e no final da noite, o som ficará por conta do cantor NECO LOBÃO e de sua banda.

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

AOS DONAINESENSES.


Não pesso muito, e se for muito me desculpem, só quero ver minha gente feliz, livre para sonhar e com coragem pra tornar seus sonhos uma realidade. Não quero que pais chorem a perda de um filho num acidente de automóveis, motocicleta; não quero que jovens tenham que experimentar a dor da morte de seus pais prematuramente, ação de uma imprudência; não quero ver meus amigos entregues as drogas, as desilusões da vida, aos desejos irrealizados, as vontades mal queridas; não, não quero ter que chorar mais uma vez a partida de alguém que amo, de alguém por que tenho um carinho enorme, não quero chorar a sua ida, mas quero sorrir na sual volta. Me permita ver voçê por mais tempo.

Júnior Campos

IMPRUDÊNCIA.

FOTO ILUSTRATIVA
FOTO ILUSTRATIVA


Pela manhã eu vinha subindo a ladeira do tapúio e em minha frente, há cerca de duzentos metros, um garoto com idade mais ou menos de quinze anos, pilotava uma moto e de forma "fantástica" empinava a motocicleta, bailando só com a roda de trás do veículo. Ao terminar a exibição, o garoto se deparou com a presença do Cabo da Polícia Militar, Cabo Santos, que de imediato apreendeu a motocicleta, levando-a em seguida para a delegacia da cidade onde ficou a serviço da lei. Não parei no momento da ação por está atrasado para um compromisso. Fui então pensando, está na hora da Honda ou da Yamaha, lançarem uma motocicleta só com o pneu traseiro, garanto que em Dona Inês, teria muitas vendas, pois são inúmeros os jovens que praticam esta ação.

Contribuição: Junior Campos.

terça-feira, 3 de novembro de 2009

FESTA COM TOM ESPECIAL.

ELIANE-PRIMEIRO LUGAR NO CONC URSO DA BELEZA NEGRA

TRIO DE FORRÓ DA LOCALIDADE.
GRUPO ARTE NA LATA DE PASSA E FICA-RN (convidados)
GAROTAS DA BELEZA NEGRA.

A comunida de Cruz da Menina, realizou no último fim de semana (31/10 e 01/11), a primeira festa quilombola do município. O evento contou com apresentações de Grupos de danças, de música, comídas típicas, teatro, rodas de capoieras e muitas outras atrações que deram um brilho todo especial à festa que teve como foco principal, o povo afro-brasileiro.
Para ficar mais bonita ainda, a comunidade realizou o primeiro desfile negro da história de toda região do brejo e curimataú paraibano. O desfile recebeu o nome de BELEZA NEGRA, e na ocasião foi escolhida as três participantes que representam a beleza dessa gente. Em primeiro lugar, ficou a adolescete eliane, que desfilou seu charme e sua simpatia para "embelezar" os olhos de quem esteve no evento.
A expectativa é de que este venha a ser um dos grandes eventos que a cidade realizará no seu calendário anual de festividades.

1º CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE CULTURA.


No último sábado 31/10, aconteceu a primeira conferência municipal de cultura. O objetivo do evento era reunir os interessados no desenvolvimento de nossa cultura a fim de colher propostas de ações a serem desenvolvidas pelos orgãos responsáveis, Federais, Estaduais e Municipais. A conferência contou com a presença de professores, artistas do município da área de música, artes plásticas, teatros e tantas outras, e teve como conferentista a LÚ MAIA, da cidade de João Pessoa.
Em seu discurso, o Prefeito Antonio Justino (PSB), disse não ter havido nenhum interesse por parte dos gestores anteriores à sua administração no sentido de valorização da cultura local, e que era marca de seu governo valorizar e incentivar toda arte cultural do município. Várias propostas foram apresentadas, entre elas, a de construção de uma casa de cultura, bibliotecas municipais, museu do lagedo da serra, e a formação do conselho municipal de cultura, que segundo ele, já está em andamento.

domingo, 1 de novembro de 2009

FAZ BEM PRA ALMA.

Nada melhor do que uum bom poema para começarmos nossa semana.

MAU DESPERTAR

Saio do sono como
de uma batalha
travada em
lugar algum

Não sei na madrugada
se estou ferido
se o corpo
tenho
riscado
de hematomas

Zonzo lavo
na pia
os olhos donde
ainda escorre
uns restos de treva.

(agosto 1977)